top of page

Festa Literária  internacional Capixaba

Dias 10, 11 e 12 OUT. 2025

flinc - Dias 10, 11 e 12 OUT. 2025

A letra é o ponto de partida.

Flinc

Orgulhosamente capixaba, a Flinc é uma experiência que celebra o encontro das letras e das pessoas.

A Feira

Ela é a unidade essencial que compõe as palavras, que dá corpo às frases, que narra as histórias. É o ponto básico da escrita e o pulsar inicial da voz. Letra é linguagem, é memória, é resistência. É, acima de tudo, o fio condutor da literatura, essa expressão tão fundamental da vida em suas múltiplas perspectivas e dimensões. É por meio dela que ideias circulam, histórias se perpetuam, fronteiras são transpostas e encontros se realizam.


A Festa Literária Internacional Capixaba – Flinc, nasce da potência desta letra – viva, plural, resistente – e de seu poder intrínseco de transformar realidades, expandir territórios e conectar histórias. Neste ponto, celebramos o encontro da letra em suas muitas expressões: na escrita, nas vozes da oralidade ancestral, nos ritmos das músicas, nos versos falados, cantados e vividos. Celebramos a pluralidade porque reconhecemos na diversidade das letras a potência da literatura como força transformadora, inclusiva e democrática.

Esta celebração é também uma exaltação da produção artística e cultural capixaba e será realizada em um território que respira arte: o Parque Cultural Casa do Governador. O Parque, localizado em Vila Velha, é a maior galeria a céu aberto do Espírito Santo, e será nosso cenário vivo e acolhedor. Aqui, entre esculturas, instalações artísticas e os mais de 90 mil metros quadrados em meio à Mata Atlântica, as letras encontram um lar natural. Este lugar, inaugurado com o propósito de valorizar nossa produção nacional, torna-se ponto de encontro, de expansão, de trocas e inspirações. É deste espaço aberto ao céu e à imaginação, onde natureza e arte se encontram em harmonia, que lançamos nossas letras para o mundo.


A Flinc é um manifesto vivo pela democratização das letras. Acreditamos que as letras, as palavras e as narrativas precisam ser plurais, acessíveis e representativas. Por isso, nossa programação, nossa comunicação e nossos espaços físicos e simbólicos se constroem na pluralidade de vozes, gêneros e territórios, reafirmando o compromisso com as potências do sul global. Aqui, nossas histórias têm espaço, nossas perspectivas encontram eco e nossas expressões são celebradas.


Este manifesto convoca todas e todos a participarem dessa celebração, desse movimento que valoriza a produção capixaba, tão brasileira, como parte relevante e ativa do panorama global. Um movimento que afirma a letra como fundamento, como base sólida para construção de novos futuros possíveis. Uma festa feita com o orgulho legítimo de sermos quem somos, de virmos de onde viemos.

A letra é nosso guia, nosso ponto de partida, nossa maior inspiração. Com ela, escrevemos e reescrevemos nossa própria história. Que este seja o primeiro capítulo de muitos. Que a letra seja maré de expansão. 


A letra nos convoca.

bottom of page