top of page

Festa Literária  internacional Capixaba

Dias 10, 11 e 12 OUT. 2025

flinc - Dias 10, 11 e 12 OUT. 2025

Arte, natureza e história num só lugar

Flinc

Orgulhosamente capixaba, a Flinc é uma experiência que celebra o encontro das letras e das pessoas.

A Feira

Já imaginou viver uma experiência literária em meio à natureza, cercado por obras de arte e com vista para o mar? É exatamente isso que a FLINC vai proporcionar neste ano. O cenário desta festa não poderia ser mais inspirador: o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha.


Localizado na antiga residência oficial do Governo do Estado, o espaço foi transformado no maior espaço de arte a céu aberto do Espírito Santo, com um Bosque de Esculturas que conta com 33 obras de artistas capixabas, do Brasil e do mundo. São 93 mil m² dedicados à arte e educação por meio de atividades culturais e socioambientais. 


Mirella Schena, diretora artístico-cultural do Parque Cultural Casa do Governador, vê a parceria como mais uma oportunidade de incentivar a cultura para os capixabas. “Recebemos a Flinc no Parque com muito entusiasmo. Ao sediar esta festa, reafirmamos nossa missão de fomentar iniciativas artísticas diversificadas e gratuitas, fortalecendo pontes entre criadores locais e o público que nos visita”.


Para Mirella, a parceria é também uma grande oportunidade de abrir o Parque para um novo público ávido a conhecer novos espaços que incentivam a cultura na Grande Vitória. “Esperamos que a Flinc reafirme também o Parque como esse palco de encontros, trocas e inspirações, aprofundando a conexão da população capixaba com a leitura e, mais uma vez, nos posicionando como um catalisador cultural para nossa região”, disse a diretora.


Além de ser gratuito e acessível, o parque conta com uma programação cultural intensa: visitas mediadas, oficinas, shows, contação de histórias e exposições temporárias. Durante a FLINC, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, esse espaço vibrante será ocupado por autores, leitores, artistas e curiosos em busca de boas histórias, bons encontros e boas ideias. Tudo isso com a brisa do mar e a sombra das árvores como companhia. 


Na Feira da Letra, o parque vai pulsar ainda mais forte com debates, lançamentos, rodas de leitura, oficinas e atividades para todas as idades. Um convite aberto à cultura.


Para o  diretor curatorial Omar Salomão, Omar Salomão, cada evento que chega ao Parque é uma nova oportunidade de ativar os sentidos e provocar reflexões. “Na Flinc, a ideia é que esse espaço não seja só um lugar para contemplar a literatura, mas um ponto de encontro, troca, movimento. Trazer o evento o Parque reforça o compromisso com uma arte viva, acessível e ligada ao que pulsa nesse território. Uma experiência de cultura feita junto.", disse.


Prepare-se para viver a literatura com todos os sentidos. Em breve traremos novidades sobre as atrações e programação em geral. 


Fiquem ligados e nos vemos no Parque!


bottom of page